Dirão os mais entendidos nesta matéria de emagrecimento que um corpo de Verão se prepara durante todo o ano. Mas, aqui na Liiv, admitimos as nossas escorregadelas: ainda há partes de nós feitas de doces de Natal, dos bolos das festas daquelas crianças da família que insistem em nascer no primeiro trimestre e dos jantares de ano novo dos amigos mais entusiastas. Na verdade, da nossa falta de resistência à boa comida.

Mas Abril começou agora e ainda vamos a tempo de fazer algum damage control. E, para isso, nada como seguir planos sérios e sustentáveis de dieta e de exercícios. A experiência e o contacto com bons nutricionistas afastou-nos, e bem, de qualquer dieta louca, de pura privação e sofrimento.

Por isso, hoje sugerimos alguns livros que, isoladamente ou combinados, nos ajudam a encontrar um bom caminho alimentar com vista ao emagrecimento e à boa forma.

 

Para comer bem, com saúde e sem loucuras

Aqui está um dos nossos preferidos, com uma nutricionista experiente, cuidadosa e com uma abordagem muito humana e pessoal. Além de ser um livro lindo de morrer, tem receitas deliciosas e inúmeros truques para quem quer emagrecer, lá está, sem perder a alegria de viver. A Iara Rodrigues fala em reaprender a comer e este livro é uma grande ajuda nesse sentido.

 

O Joe Wicks é um verdadeiro fenómeno internacional e não o é por acaso. Conhecido por The Body Coach, tem dois livros publicados em Portugal. Parte do sucesso deve-se ao facto de todas as receitas serem muito simples (15 minutos chegam) e de as rotinas de exercícios serem igualmente acessíveis a todas as pessoas, seja qual for o seu nível de condição física, podendo ser executadas sem sequer sair de casa. Procurem também os vídeos dele no YouTube, vão adorar.

 

Para melhorar a digestão e controlar o apetite

Longe vão os dias em que falar de intestino era tabu. Está mais do que claro que é um órgão importante com impacto na nossa imunidade, inflamação e gestão do apetite e, naturalmente, do peso. A escolha dos alimentos e a consciência da forma como actuam no intestino é um bom primeiro passo para melhorar a nossa qualidade de vida e ganhar mais bem-estar. Muitas vezes, o cansaço, a barriga inchada e a má digestão são sinais de que precisamos de algo mais do que fazer exercício ou reduzir a quantidade ingerida de um determinado grupo alimentar.Este livro tem mais de 70 receitas e ajuda-nos a perceber os sinais de que algo vai mal ali em baixo.

 

Para mexer o corpinho e tonificar

Correr é uma das melhores formas de reduzir o peso e de o manter. Quem o diz é Pedro Almeida, autor do livro e fundador da Treino em Casa, que nos sugere aqui planos de treino e alimentação para distância de 5, 10, 20 e 42 km. E não pense que é só fazer-se à estrada: há aqui muitos exercícios de reforço muscular, exactamente para evitar lesões e levar-nos ao nosso máximo potencial.

 

Se o que vos apoquenta é mesmo mais a barriga (join the club), sugerimos este livro da Teresa Manafaia. Apresenta um método original para perder a gordura abdominal sem fazer os clássicos abdominais (e não dar cabo das costas). São 40 exercícios simples e de curta duração, que prometem resultados ao fim de 5 semanas. E ainda tem conselhos sobre gestão de stress e de sono, que tanto impacto têm no nosso apetite e bem-estar.

 

Se tiverem outras sugestões, enviem-nos por email ou nos comentários mais abaixo. E, melhor, partilhem connosco os vossos resultados. 🙂

Fotografia: Istockphoto

One Reply to “LIIVros: preparar o corpinho para o Verão”

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